Curso de Graduação em
Cooperativismo

Apresentação

Vídeo Institucional

Histórico

No início dos anos setenta, o próprio governo brasileiro, através do INCRA, que na época era o órgão encarregado das cooperativas, promoveu a criação na UFV de um curso que possibilitasse a formação de profissionais especializados em cooperativas. Desta forma, em 1975, foi criado o curso de Tecnólogos em Cooperativismo. Nascia assim uma das vocações acadêmicas que têm acompanhado a UFV nas últimas décadas.

Devido às mudanças na realidade brasileira, na educação e no mundo das cooperativas, o curso foi se adaptando e se modificando ao longo destes quase 40 anos para dar resposta aos novos desafios. Um dos objetivos fundamentais tem sido atender à demanda por profissionais capacitados para dar conta da complexidade destas organizações, nas quais as exigências econômicas e as sociais devem ser atendidas simultaneamente, potencializando essas duas dimensões da organização. Assim, em 1991, o curso de Tecnólogo em Cooperativismo foi transformado em Bacharelado em Administração com Habilitação em Administração de Cooperativas. Em 2001, houve uma nova adaptação e começou a ser oferecido o curso de Bacharel em Gestão de Cooperativas. Todos esses cursos, oportunamente reconhecidos pelo MEC, são precursores deste curso aqui apresentado e atestam a longa tradição da UFV na formação de profissionais especializados no desenvolvimento cooperativo, com atividades de pesquisa, ensino e extensão por já quase quatro décadas, colocando a UFV como centro de referência em capacitação e pesquisa em temas vinculados ao cooperativismo no Brasil.

Assim, além da formação de bacharéis, a UFV foi aprofundando sua atividade com programas de pesquisa nas áreas de Economia das Organizações Cooperativas, em Gestão Empresarial Cooperativa, Gestão Social de Organizações Coletivas e em Gestão Cooperativa e Desenvolvimento. Paralelamente, são elaborados projetos de pesquisa no marco das pós-graduações em Economia Aplicada e em Extensão Rural, dois programas vinculados ao Departamento de Economia Rural, que sedia a coordenação e a maioria das disciplinas obrigatórias para o curso de Cooperativismo. Também, desde 2003, é organizado todo ano um Seminário sobre Gestão Profissional do Cooperativismo como uma instância de análise da realidade e perspectivas do sistema cooperativo.

Também, têm sido levadas a cabo pelos docentes e discentes da Universidade inúmeras atividades de extensão com foco no cooperativismo, sob a forma de projetos de desenvolvimento ou de cursos de capacitação. Um dos programas de extensão da UFV mais antigos e atuantes é a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares.

Desta forma, pode-se apreciar que a UFV tem uma rica historia de dedicação ao ensino, pesquisa e extensão sobre a temática cooperativa.

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress